Guia das Joias

O que significa Banhado?
  • Banhar é o processo de cobrir um determinado metal ou fusão de metais com outro metal, de modo a criar uma peça de joalharia. Por exemplo, um anel de cobre ou prata que tenha uma camada de ouro por cima é considerado um anel banhado a ouro.
  • Provavelemente já ouviu falar do termos "ouro branco", que é uma fusão entre ouro amarelo e um metal branco (como, por exemplo, o paládio)
  • No entanto poderá achar interessante saber que, uma vez que a fusão entre estes metais resulta numa cor amarelada, os produtos são geralmente banhados com ródio, para que fiquem totalmente brancos.
  • Nestes casos, convém alertar para o facto de que, após algum uso, a camada de ródio poderá sair, expondo assim o material amarelado que se encontra por baixo.

Porque deve comprar joias banhadas?
  • Certamente saberá o que são joias em ouro, mas saberá o que significa uma joia banhada a ouro? O facto de ser banhada poderá ter uma grande diferença no preço a pagar pela joia, uma vez que as peças que são banhadas são, geralmente, mais baratas do que as peças sólidas.
  • Por exemplo, uma joia banhada a ouro custará muito menos que uma peça análoga que seja em ouro. Assim, se o dinheiro é algo a ter em conta, poderá querer optar por joalharia banhada a ouro.

Quando comprar joias banhadas a ouro?
  • É melhor comprar peças banhadas a ouro quando não pretende utilizá-las todos os dias.
  • Por exemplo, se quiser adquirir um anel para usar ocasionalmente, um anel banhado a ouro poderá ser a melhor opção.

Prata Esterlina vs Prata Pura: Qual a diferença?
  • Prata e Prata Esterlina são termos utilizados, frequentemente, indistintamente, mas nem sempre significam a mesma coisa. Vamos perceber como é que uma joia de prata esterlina é diferente de uma joia de prata pura.

O que é Prata Pura?
  • Prata pura, também chamada de prata fina, contém 99,9% de prata. Devido à sua elevada pureza, a prata fina torna-se demasiado mole para que possa ser utilizada em joalharia e, portanto, é frequentemente misturada com outros materias, para que fique mais rija.

O que é Prata Esterlina?
  • Prata esterlina é uma fusão entre prata fina e cobre, que ocorre para que o resultado seja mais duradouro e menos mole.
  • Geralmente, a prata esterlina é 92,5% pura, o que significa que 7,5% é uma fusão de cobre com outro metal (normalmente níquel ou zinco)
  • Existe também a chamada moeda de prata, que é uma fusão com menos pureza: geralmente contém 90% ou menos de prata.

O que é um cristal Swarovski?
  • Os cristais Swarovski são pedras preciosas manufacturadas na Áustria. Em 1892, Daniel Swarovski inventou uma máquina que fazia um corte de alta precisão, bonito e de alta qualidade nos cristais de vidro, utilizando quartzo, areia e minerais. As proporções exatas destas matérias-primas têm permanecido um segredo da firma. Este processo especializado de manufacturação assegura o maior grau de precisão possível na produção de cristais brilhantes. Desde há cinco gerações, a família Swarovski continua a manter a tradição de produzir os cristais mais reconhecidos a nível mundial, na sua fábrica, em Wattens, na Áustria.

Porque é que os cristais Swarovski são mais caros que o vidro?
  • Os métodos de produção e processamento da matéria-prima são fatores determinantes na qualidade da finalização dos cristais. A marca Swarovski utiliza apenas materiais da mais alta qualidade, reconhecidos mundialmente pelo seu brilho e pelo seu valor. Os cristais Swarovski distanciam-se dos outros devido à sua produção superior, aos materiais, ao corte e à qualidade do polimento. Segundo os Swarovski "o corte de materiais sólidos, tais como os cristais e pedras preciosas, de forma a que esse corte apresente centenas de facetas idênticas, em várias direções, é uma tarefa bastante complicada; a luz que se refletirá em cada direção terá que ser primeiro calculada por computador, depois terá que ser feita uma simulação em 3D, otimizada e, finalmente, convertida em programas de controlo da maquinaria".