Dicas para Cuidar das Joias

Como guardar a sua joia?

  • Qualquer pessoa que coleccione joias sabe o quão difícil é mantê-las organizadas. De modo a melhorar este aspecto, reunimos algumas sugestões para ajudá-lo/a a manter as suas joias organizadas e ordenadas:

Mantenha as suas joias seguras
  • Guarde as suas joias num recipiente e evite que as peças se movam. As caixas próprias para joias são as ideias, no entanto poderá utilizar também outros recipientes, como caixas de sapatos e afins.

Evite que as suas joias manchem
  • Às vezes pode acontecer que as joias fiquem manchadas, sobretudo as joias em ouro e em prata. De modo a manter o brilho da joia, coloque uma tira anti-manchas no recipiente para que absorva os oxidantes responsáveis pelas manchas e pela perda de cor das joias.

Utilize um estojo quand viaja com as suas joias
  • Viajar pode afectar as suas joias, portanto é recomendável a utilização de um estojo para proteger as suas peças favoritas. O estojo poderá ser de tecido ou pele, pois estes materiais não irão danificar as suas joias e existem em vários tamanhos, pelo que poderá facilmente guardá-lo noutros locais, sejam eles malas, estojos de maqauilhagem, etc. Um estojo é, claramente, uma boa aquisição para a proteção das suas joias enquanto viaja.

Armazenamento de Peças
  • Não coloque peças banhadas a ouro e peças de prata todas juntas. Os metais são diferentes e, quando juntos, poderão provocar manchas ou alterar a cor das peças. Tenha diferentes compartimentos para as peças de cores diferentes. Aconselhamentos que guarde as peças num local seco. A casa de banho, por exemplo, não é um bom local para guardar as suas peças, devido à humidade que poderá prejudicar os banhos de ouro. 
  • Mantenha as pérolas longe de outras peças, pois podem ficar com alguns riscos, ou fazer com que a cor das mesmas desapareça.

Cuidar de peças banhadas a ouro
  • Mantenha as peças banhadas a ouro longe de superfícies sólidas. Solavancos e riscos farão com que o banho de ouro desapareça mais depressa. Guarde as suas joias numa caixa própria, com veludo, ou enrole as mesmas em material suave e delicado, para prevenir riscos. Limpe a sua joia ao de leve com algodão húmido. Isto eliminará alguma sujidade que poderá ter ficado acumulada na superfície da joia, ao mesmo tempo que protege o banho de ouro. Utilize um pano para polir as joias e esfregue gentilmente na superfície banhada a ouro para restaurar o brilho da peça. Também poderá levar a sua joia a um joalheiro local, para que possam banhá-la novamente. Este poderá ser o procedimento necessário caso o banho de ouro comece a sair.

Como limpar a sua joia?

Para melhores resultados, utilize um pano para polir a joia
  • Pode polir a sua joia de ouro ou prata com um pano de polimento de joias para ter melhores resultados. Pode também utilizar um pano velho, mas os de polimento profissionais são mais eficazes. A utlização de lenços e toalhas de papel poderá causar riscos na joia, devido à existência de fibras nestes materiais.

Limpe a sua joia com cuidado
  • Limpar a joia regularmente poderá fazer com que a mesma tenha bom aspecto, mas seja cuidadoso/a. Poderá comprar produtos de limpeza próprios numa joalharia, ou utilizar outros produtos de que disponha em casa. Por exemplo, limpar a sua joia com álcool etílico poderá fazer com que a mesma fique mais brilhante, mas limpá-la com lixívia vai arruiná-la por completo.

Utilize água morna para limpar a sua joia
  • A utilização de água morna na limpeza da sua joia é a melhor solução. No entanto, a água em conjunto com fluídos de produtos de limpeza poderá resultar na descoloração das joias, especialmente em joias de prata esterlina. Caso este problema ocorra, utilize um tira-nódoas para remediar a situação.

Evite limpar joias danificadas
  • Nunca limpe uma joia que se encontre danificada ou partida, pois essa limpeza poderá piorar o problema. Se a sua joia se encontrar partida, deverá mandá-la arranjar o mais rapidamente possível.


O que fazer / Não fazer

Remova as joias antes de tomar banho
  • Remova todas as joias antes de tomar banho ou lavar as mãos. O sabão poderá retirar o brilho da joia, tornando-a baça. Ao evitar o contacto do sabão com a joia, está a reduzir automaticamente os momentos de manutenção da mesma.

Remova as joias antes de realizar tarefas 
  • Se tiver que realizar tarefas manuais, remova as joias primeiro, para evitar danos físicos ou exposição a químicos e outros fluídos. Algumas das tarefas que devem implicar a remoção das joias incluem: tarefas na cozinha, jardinagem, limpeza da casa ou outras tarefas domésticas.

Coloque as suas joias após a aplicação da maquilhagem
  • Cosméticos, produtos de cabelo, perfumes e loções podem conter químicos que irão danificar as joias. Colocar as joias apenas depois da aplicação destes produtos, diminuirá a exposição das joias e evitará potenciais danos. 

Não utilize as joias em piscinas e spas
  • O cloro presente na água poderá reagir com os metais das joias, causando mudanças nas cores ou mesmo danos nas mesmas. Assim, evite a utilização das joias quando frequentar piscinas e spas. 

Desporto e Joias não se misturam
  • Desportos de contacto poderão danificar as joias, para não mencionar as pessoas que os practicam. Deverá remover toda a joalharia antes de iniciar este tipo de desportos.

Remova as joias durante a noite
  • Não durma com as suas joias. O suor nocturno, lençóis e mantas poderão fazer com que o banho de ouro saia mais depressa. Algumas pessoas poderão ser alérgicas ao metal que se encontra por baixo do banho de ouro, e utilizar as joias 24 sobre 24 horas poderá causar uma reacção indesejada. Remova as joias à noite, para proteger a sua pele e as suas peças.

Não limpe com químicos
  • O banho de ouro é algo bem mais delicado que os metais puros. Limpe as joias com frequência para eliminar pós e para manter o brilho das peças. Utilize um pano húmido (mas não completamente molhado) ou uma toalha. Limpe a joia com cuidado e utilize uma toalha limpa para secar. Quando limpar uma corrente ou colar, segure a joia pelo fecho e não puxe a corrente, para não riscá-la nem parti-la. Se a joia tiver pedras, limpe gentilmente, não esfregue. Tenha especial cuidado com joias que tenha pedras pontiagudas, que possam ficar presas à toalha e danificar as peças. Não utilize químicos para limpar nenhuma peça banhada a ouro. Os químicos removerão o banho. Este é o causador mais comum da perda de banho das joias.

Outras sugestões que prolongarão a vida das suas peças
  • Evite nadar, suar e sítios de muita humidade.
  • Peças de prata pura ou banhadas a prata irão, eventualmente, manchar. Limpe as peças com pano húmido para prolongar o brilho das mesmas
  • Determinados medicamentos (para a pressão, diabetes...) poderão potenciar o desvanecimento do banho de ouro, sobretudo nas peças banhadas a ouro rosa
  • Algumas pessoas poderão ser alérgicas ao metal-base das joias e poderão sofrer de erupções cutâneas que, normalmente, desaparecerão após um dia. Se é alérgico/a a broinze, cobre ou outro metal, deverá informar-se sobre qual será o metal-base da joia antes de adquiri-la. Algumas pessoas transpiram mais que outras e este factor poderá fazer com que o banho de ouro desapareça mais depressa. Sugerimos a compra de peças com banhos de alta qualidade ou mesmo em ouro e prata puros.